quarta-feira, 25 de julho de 2012

Que diabos é Legacy?


por Nelson Rosenberg
-----------------------


Para aqueles mais novos no jogo, existem vários formatos diferentes de jogo em Magic, aonde o mais comum, o Standard, é jogado somente com as cartas da “estação”. Este é apenas um dos chamados “formatos eternos”. Os outros três são Modern, Legacy e Vintage.

Modern foi criado a partir da maior mudança de layout das cartas na Oitava edição, portanto, apenas cartas desta edição para frente podem ser utilizadas. Enquanto isso, Legacy e Vintage podem utilizar basicamente qualquer carta já feita, sendo a única diferença entre os dois a lista de cartas banidas (Legacy baniu mais cartas, especialmente as que permitiam combos incontroláveis). Por serem parecidos, Legacy é geralmente o mais citado e competitivo.

O formato Legacy é geralmente definido por dois pontos chave: vitória em dois turnos e Force of Will. Para jogar competitivamente Legacy, seu deck deve levar em consideração estas duas preocupações.



Hoje, com a quantidade de cartas existentes em Magic, as variações possíveis de um deck Legacy são praticamente infinitas. Entretanto, existem algumas temáticas que tem consistentemente sido bem-sucedidas nos últimos tempos, vamos a elas:

- Reanimator: baseado em colocar criaturas ridiculamente fortes no cemitério (utilizando Entomb) e reanimá-las com Reanimate ou Exhume. Aqui também entram decks de Show and Tell;


          

- Goblin/ Fairies/ Merfolk: Decks de criaturinhas que se utilizam de Aether Vial para colocar muitas criaturas na mesa por turno. Goblins são constantes devido a seus goblins fortes das edições antigas (Goblin Piledriver)  e outros que possibilitam colocar mais goblins em jogo sem usar mana (Goblin Lackey). Fairies e merfolk já foram mais fortes, mas as vezes são limitados pelas cartas banidas do formato;


          

- 1-turn win: decks deste tipo tentam vencer o jogo no primeiro ou segundo turno, devido a uma combinação ou combo infalível. São geralmente fracos contra um Force of Will, mas podem pegar vários outros decks desprevinidios. Por este motivo, são comummente os que mais têm cartas banidas. Um exemplo clássico, e ainda não banido, é Goblin Charbelcher;



- Mill: decks cujo propósito óbvio é millar o deck do oponente. As combinações mais clássicas são Painter’s Servant com GrindStone em um deck azul de controle, mas outros decks que utilizam a mecaninca de Storm com Brain Freeze e Hight Tide também são comuns;


     


- Storm: decks baseados na mecânica Storm querem jogar muitas cartas de custo zero, para aumentar seu Storm, finalizando o jogo de preferência no primeiro turno. As cartas mais comuns para um deck de storm são Brain Freeze, Empty the Warrens e Tendrils of Agony;


          

- Dredge: Considerado um dos decks mais complexos de ser jogado, este deck utiliza a mecânica de Dredge, do bloco de Ravnica, que permite encher seu cemitério rapidamente com cartas como Life from the Loam. Esta mecânica é utilizada para abusar de cartas que recebem bônus pela quantidade de cartas no cemitério (como Golgari Grave-Troll e Bridge from Below) ou que podem ser trazidas de lá sem custos (Ichorid e Narcomoeba). Também é comum o combo Crucible of Worlds / Zuran Orb;



          

      

       

- Burn: desnecessária introdução, decks de burn querem utilizar a maior quantidade possível de spells de dano direto, matando o oponente rapidamente. Criaturas rápidas como Goblin Guide também são bem-vindas. É uma das temáticas consideradas mais fracas para Legacy, pois não tem grandes formas de contra-atacar depois de uma jogada decisiva do adversário.


     

No próximo artigo, iremos explorar com mais detalhes um dos meus decks Legacy preferidos, o Reanimator. Até lá e Keep Planeswalking!


Um comentário:

  1. Complementando, para os interessados em construir um deck Legacy, segue link para a lista de cartas BANIDAS: http://www.wizards.com/Magic/TCG/Resources.aspx?x=judge/resources/sfrlegacy

    ResponderExcluir